top of page

Lançamento do livro Floripa inteligente

  • rafael26718
  • 13 de mai. de 2024
  • 2 min de leitura

Atualizado: 18 de jun. de 2024



ree

"Dedico este livro à cidade de

Florianópolis e ao seu povo. Com

esperança, sonho que nosso

pedacinho de terra se torne ainda

mais inteligente e melhor para

viver. Que façamos dela um futuro

ainda mais brilhante."



“Floripa Inteligente” nasce de uma inquietação sobre o futuro das cidades, que vivem desafios gigantescos para garantir desenvolvimento sustentável e proporcionar qualidade de vida aos seus habitantes. Globalmente, os complexos problemas enfrentados pelos centros urbanos exigem medidas urgentes e assertivas, com a união de governos, sociedade organizada e população. É em meio a esse cenário desafiador que o conceito de smart cities ganhou notoriedade nos últimos anos, com debates no meio acadêmico e, ao mesmo tempo, experiências práticas em gestões públicas mundo afora. São projetos que sonham com transformações urbanas. Com base em experiências internacionais, e nas peculiaridades locais, este livro propõe um modelo inédito de cidade inteligente para Florianópolis, com sete categorias, 20 indicadores e 74 subindicadores. Os pilares dessa virada de chave são governança, meio ambiente, qualidade de vida, mobilidade urbana, planejamento urbano, tecnologia da informação e comunicação e economia criativa.


Orientador da pesquisa de mestrado que deu origem a este livro, o professor José Baltazar Salgueirinho Osório de Andrade Guerra sustenta que na discussão sobre cidades inteligentes em Florianópolis é crucial enfatizar a sustentabilidade. "Uma cidade verdadeiramente inteligente deve ser sustentável, abordando os riscos e desafios globais, como as mudanças climáticas, a gestão eficiente de recursos e a promoção de vida", afirma Baltazar, que destaca o comprometimento do autor com a aplicação prática dos modelos das chamadas smart cities e seu potencial impacto positivo no desenvolvimento urbano sustentável.


Participante da banca que avaliou a dissertação, o professor Leonardo Secchi registra que o trabalho traz "uma contribuição muito importante na consolidação de um planejamento integrado para que Florianópolis se transforme numa cidade inteligente" e que o "próximo passo" é fazer com que o planejamento efetivamente aconteça na prática. Ele alerta que muitos gestores públicos fazem "apenas uso simbólico de algumas ações pontuais" que levam ao tema, sem estarem comprometidos com um planejamento estratégico "de transformação das cidades e do nosso modo de vida e convívio no ambiente urbano".


"As cidades precisam estar à disposição da população. Têm ser vibrantes, atraentes, não apenas no momento do turismo, mas para as que pessoas que moram nela", sintetiza o professor Maurício Pereira, também integrante da banca da pós-graduação, que destaca a qualidade do trabalho defendido na Unisul e o desafio de transformar conceito em práticas diferenciadas que melhorem a vida do cidadão.

Comentários


Não é mais possível comentar esta publicação. Contate o proprietário do site para mais informações.
bottom of page