Florianópolis discute plano de transição energética em audiência pública.
- rafael26718
- 29 de ago.
- 2 min de leitura
Na última sexta-feira, 29 de agosto, o plenarinho da Câmara Municipal de Florianópolis recebeu uma audiência pública para debater a transição energética na capital. O encontro, realizado às 14h, foi conduzido pelo vereador Rafinha de Lima e reuniu representantes do poder público, empresas do setor e instituições de ensino e pesquisa.
A executiva de Pesquisa e Desenvolvimento da Celesc, Janaína, apresentou o plano da companhia para criação de um corredor estadual de recarga elétrica em Santa Catarina. Hoje, o estado conta com eletropostos em 35 municípios. O objetivo da Celesc é expandir a rede para 100 cidades, garantindo que motoristas de veículos elétricos tenham pontos de recarga a cada 50 quilômetros.
Pela Prefeitura de Florianópolis, o subsecretário de Transportes da Secretaria de Infraestrutura, Ivan Couto, destacou os investimentos no BRT e na aquisição de uma nova frota de veículos. No entanto, reforçou a necessidade de avançar na infraestrutura de recarga elétrica na cidade para atender à futura demanda.
A audiência também contou com a participação de startups de ex-alunos do IFSC, que desenvolvem tecnologias para a conversão de veículos a combustão em elétricos, além de circuitos e soluções para equipamentos voltados à mobilidade sustentável. O professor Erwin, do Departamento de Engenharia Elétrica do IFSC, compartilhou pesquisas realizadas em Florianópolis que têm contribuído para o desenvolvimento da chamada energia verde.
Outro destaque foi a presença do “Embaixador do Sol”, que apresentou iniciativas de geração de energia solar e alternativas limpas para reduzir a dependência dos combustíveis fósseis.
Como encaminhamento principal, os participantes definiram a criação de um grupo de trabalho para elaborar uma proposta de plano municipal de transição energética para Florianópolis, que deve envolver representantes de diferentes setores.
O vereador Rafinha de Lima avaliou a audiência como um passo importante para consolidar a capital como referência em sustentabilidade:
— “É fundamental que Florianópolis esteja na vanguarda da transição energética, garantindo uma cidade mais limpa, sustentável e preparada para o futuro”, afirmou.



Comentários