Câmara avança na revisão das Unidades de Conservação de Florianópolis com criação de Grupo Técnico Especializado
- rafael26718
- 28 de nov.
- 3 min de leitura
A Comissão Parlamentar Especial (CPE) das Unidades de Conservação deu mais um passo importante nesta quinta-feira (27). Em reunião realizada na Câmara Municipal de Florianópolis, foi apresentado o grupo técnico que irá aprofundar a análise jurídica e técnica das normas que regulamentam as unidades de conservação da cidade. O anúncio marca uma nova etapa nos trabalhos da CPE, criada após uma série de questionamentos sobre critérios, legalidade e falta de participação popular na definição dessas áreas ambientais.
A comissão surgiu a partir de diversas reclamações de moradores, entidades e associações que denunciaram ausência de diálogo, traçados que atingiram propriedades particulares sem aviso prévio e possíveis inconsistências nos critérios técnicos adotados.
Presidida pelo vereador Rafael de Lima (PSD), a CPE é formada ainda pela vereadora Manu Vieira (PL) e pelos vereadores Adrianinho (Republicanos), Claudinei Marques (Republicanos) e Ingrid Sateré Mawé (PSOL), garantindo uma composição plural e ampla representatividade.
Ao longo do ano, a comissão realizou uma audiência pública com grande participação popular, reunindo posicionamentos favoráveis à preservação ambiental, mas também críticas à forma como algumas unidades foram implementadas. Em seguida, promoveu uma reunião técnica com o Departamento de Unidades de Conservação e com o secretário municipal de Meio Ambiente, para aprofundar os estudos sobre legislação, decretos e categorias de uso.
“Recebemos muitos relatos de cidadãos que não foram ouvidos e identificamos falhas nos critérios utilizados. É nosso papel garantir que todo o processo tenha lastro técnico e segurança jurídica”, destacou o presidente da CPE, vereador Rafael de Lima.
Grupo Técnico será consultivo e multidisciplinar
Durante a reunião, foi formalizada a criação do Grupo Técnico de Trabalho, composto por especialistas externos e representantes de órgãos estratégicos, entre eles a Floram, OAB/SC, CREA/SC, Procuradoria-Geral do Município e Secretaria de Meio Ambiente. Cada gabinete dos vereadores da comissão também fez indicações de profissionais para acompanhar o processo.
Com caráter técnico e consultivo, o grupo fornecerá subsídios para que a CPE proponha revisões, ajustes legais e correções nas normas que regulamentam as unidades de conservação de Florianópolis. Além disso, foi confirmado que a consulta pública será aberta ainda esta semana no site da Câmara, permitindo ampla participação da sociedade.
“Nosso objetivo é proteger o meio ambiente com equilíbrio, segurança jurídica e respeito ao devido processo legal”, concluiu o vereador Rafael de Lima.
Confira a composição completa do Grupo Técnico de Trabalho
CREA/SC – Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura de Santa Catarina• Eng. Isabella Nami Regis• Luiz Fernando Nunes Ferreira
OAB/SC – Ordem dos Advogados do Brasil – Santa Catarina• Dr. Gustavo Hermes de Oliveira
Secretaria Municipal de Meio Ambiente• Alexandre Waltrick Rates
FLORAM – Fundação Municipal do Meio Ambiente• Lucas Gonçalves da Silva
Procuradoria Geral do Município• Drª. Maria Isabel Garcia Duran Álvares
Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano• Kaliu Teixeira
Câmara Municipal de Florianópolis• Procurador Geral – Rafael Poletto dos Santos
Indicações pelos Gabinetes dos Vereadores da CPE:
• Gabinete Vereador Adriano Analdino FlorAssessor – Dr. Roberto Alexandre CarmesTécnico – Dr. Eduardo dos Anjos Saes
• Gabinete Vereador Claudinei MarquesAssessor – Dr. André Warken Meyer ChraimTécnico – Dr. Carlos da Costa Soares
• Gabinete Vereadora Ingrid Sateré MawéAbsteve-se de realizar indicações
• Gabinete Vereadora Manoella Vieira da SilvaAssessor – Drª. Marilia de Fatima Bueno ZaqueraTécnico – Dr. Pedro Menezes Niembuer
• Gabinete Vereador Rafael de LimaAssessor – Drª. Rafaella Justino de SouzaTécnico – Dr. Nelson Tonon Neto



Comentários